Fibroadenomas são tumores benignos da mama, relativamente comuns e compostos de tecido glandular e estromal (conectivo). São mais comuns em mulheres na faixa dos 20 e 30 anos, mas podem ser encontrados em mulheres de qualquer idade. Tais nódulos tendem a diminuir de tamanho após o período da menopausa.
Diagnóstico
Alguns fibroadenomas são pequenos demais para serem sentidos, mas alguns têm vários centímetros de diâmetro, sendo facilmente palpáveis. Frequentemente, os fibroadenomas podem parecer uma bola de gude dentro do seio. Eles tendem a ser arredondados e possuem bordas bem definidas, sendo possível movê-los sob a pele e geralmente são de consistência fibroelástica. Uma mulher pode ter um ou vários fibroadenomas. Alguns fibroadenomas são encontrados apenas em um exame de imagem (como uma mamografia ou ultrassom).
Nódulos com aspecto muito típico e benigno nos exames de imagem podem frequentemente ser acompanhados periodicamente sem necessidade de biópsia. Quando existe alguma dúvida em relação as características do nódulo, é realizada uma biópsia percutânea para confirmação do diagnóstico. A biópsia é realizada guiada por ultrassonografia, com anestesia local, e de forma geral é um procedimento tranquilo.
Os fibroadenomas aumentam o risco de câncer de mama?
Os fibroadenomas simples não parecem aumentar o risco de câncer de mama.
Tratamento
Os fibroadenomas pequenos podem ser seguidos clinicamente, sendo que na maioria das vezes esses tumores param de crescer ou até encolhem por conta própria, sem qualquer tratamento. Fibroadenomas maiores de 3-4cm são em geral removidos cirurgicamente, da mesma forma que fibroadenomas com crescimento, casos com dúvida ou incompatibilidade diagnóstica, ou fibroadenomas que incomodam a paciente.
A remoção é um procedimento cirúrgico, sob anestesia local ou geral, e geralmente é um procedimento simples quando adequadamente programado.
É importante que as mulheres com fibroadenomas façam exames regulares da mama para avaliar se os fibroadenomas estão crescendo.
Às vezes, um ou mais fibroadenomas novos podem aparecer após a remoção de uma lesão prévia. Isso significa que outro fibroadenoma se formou – não significa que o antigo voltou.
Rua Adma Jafet, 74, conjunto 152
Bela Vista, São Paulo
Rua Ricardo Jafet 1600,
Vila Mariana, São Paulo